APOSTILA BÁSICA DE GRAFFITI


GRAFFITI ART

A palavra graffiti vem do Italiano “graffito”. 
Graffiti significa em Latim e Italiano “escritas feitas em carvão” grafiti vem da palavra “graphein”, que em Grego significa escrever, sendo também o nome que se dá ao material de carbono que compõe o lápis, de onde se conclui que graffitis tem tudo a ver com escrever com carvão.
Graffiti é um termo tão antigo quanto a velha Roma.
Os Romanos tinham o costume de escrever com carvão nas paredes das suas construções.
Se analisarmos em termos mais genéricos ainda, até mesmo as pinturas rupestres, dos Homens das cavernas, podem ser consideradas uma forma Pré-Histórica do graffite. Milhares de anos depois destas civilizações, sem que acontece-se praticamente nada parecido com graffiti, no final da década de 60 e o início da década de 70 no nosso século, jovens de Bairro como Brooklin ,Hárlem  e do Bronx restabeleceram esta forma de arte, mas desta vez não com carvão e sim com Spray, criando um novo diálogo de graffiti, colorido e muito mais rico, tanto visualmente quanto no conteúdo de mensagens que eram passadas. Há duas teorias que explicam a origem dos graffiteiros modernos e uma complementa a outra: há quem diga que o graffiti surgiu do Hip Hop (cultura de rua originária dos guetos Americanos, que une o Rap, o Break, discografia e o Graffite). A outra afirma que o grafite tenha surgido em Nova York e de lá se espalhou pelo mundo. Desde o início os artistas eram chamados de Writers (escritores), costumavam escrever os seus próprios nomes ou chamar a atenção para problemas do governo ou questões sociais da realidade em que viviam.Outra é de origem européia e não tema nada a ver com os guettos americanos e tem em sua essência a estética e plástica .
Tais desenhos eram feitos, na maioria em trens porque o verdadeiro interesse do graffiteiro era passar aquela mensagem para o maior número de pessoas. Outro modo de passar a sua mensagem era os muros das cidades.Ocorreu uma outra vertente  no mundo do graffiti, apartir da criação dass chamadas “Tags” que são na verdade como uma marca registrada, ou seja, as suas assinaturas. Com isso  graffiti tornou além de denuncia,poética uma ferramenta propagando pessoal.além das “tags”,surgiram estilos bem mais elaborados e únicos ;trow-up, piece, wildstyle, 3d style, personagens e abstrat style.
LETRAS

Trow-up/Bombber: que se caracteriza por  suas formas mais arredondadas e traços mais largos. é uma bomba rápida de graffiti (BOMBBER). Normalmente e o nome completo do escritor. Se um throwie é preenchido com poucas cores ,geralmente uma cor de enchimento e seu contorno (de volta rápida e para a frente com traços cor de preenchimento).



Piece :assemelha-se as características do trow-up,mas tem uma pintura mais trabalhadas,com mais cores e contornos e sub contornos.

 Wild style:são letras “estilo selvagem”,que se caracteriza por traços finos e letras bem emboladas com varias pontas e pintura bem trabalhadas e exige do escritor um bom estudo de seus traços.


3D: o nome já diz tudo sobre esse style;3D (três dimensões:proporção;largura e altura),são desenhos geralmente sem contorno com pintura tridimensional que dão um efeito de estarem saindo da superfície usada.
   
PERSONAGENS
Personagens: os trabalhos variam muito de estilos, pois cada artista cria seus personagens a sua maneira, sem regras de maneira que o personagem expresse os sentimentos do artista.É interessante que neste momento use regras básicas do desenho como proporção e formas geométricas.

ABSTRATO:
São trabalhos realizados sem nenhuma das características acima mencionadas não são nem letras nem personagens. No Brasil os primeiros a fazer essas  intervenções foram Ciro,boleta,zezão,trama e caboclo.


Nenhum comentário: